Resultados paralelos contribuem, Pelotas ganha uma posição, mas alerta está ligado no Gauchão A2

Foto: Aline Klug

O torcedor do Pelotas que esteve presente na Boca do Lobo na noite desta quarta-feira (3) passou por um verdadeiro teste do coração. Com um gol aos 49 minutos do segundo tempo, o áureo-cerúleo empatou com o Bagé por 1×1. O resultado, porém, não era o esperado, uma vez que para evitar sufoco nas duas últimas rodadas, contra os melhores times do Grupo B, o Lobo precisava vencer.

A boa notícia é que resultados de outros confrontos ajudaram, fazendo com que a equipe inclusive subisse na tabela, passando da 4ª para a 3ª posição, mas o alerta está ligado na Avenida Bento Gonçalves.

O que ajudou?

Ainda na tarde de ontem, Lajeadense e Monsoon empataram em 0x0. O Dense é um adversário direto na briga pelas duas últimas vagas que restam, estando, neste momento, fora do G4. Por outro lado, o Trovão da Zona Sul é vice-líder, com 25 pontos, e já está garantido na próxima fase.

Já no mesmo horário do jogo na Boca do Lobo, a bola rolava no Presidente Vargas, em um confronto que também tomou um pouco da atenção do torcedor áureo-cerúleo. Inter-SM, já classificado, ocupando neste momento a liderança, bateu o Aimoré por 1×0, segurando assim o Índio Capilé na 4ª colocação.

Mas o que separa Pelotas, Aimoré e Lajeadense?

Ambos times possuem a mesma pontuação, 18. O Lobo puxa a lista, ocupando a 3ª colocação, com cinco vitórias, três empates e quatro derrotas, números iguais ao time de São Leopoldo, atual 4º colocado, mas com uma diferença no saldo de gols: Pelotas com saldo 5 e Aimoré 4.

Já o Dense, também com 18 pontos, possui quatro vitórias, seis empates e duas derrotas, saldo de quatro. Vale lembrar que, segundo o regulamento, os critérios são nesta ordem: nº de pontos, nº de vitórias, maior saldo e maior nº de gols a favor.

O que precisa para classificar?

O alerta está ligado na Boca do Lobo por dois motivos, uma vez que o time só depende dele mesmo: Monsoon e Inter-SM, próximos confrontos do Pelotas.

Neste sábado (6), às 19h30, o Pelotas encara o Monsoon na Boca do Lobo e precisa vencer para seguir vivo. Seus rivais diretos, Aimoré e Lajeadense, possuem confrontos com adversários que lutam contra o rebaixamento, São Gabriel e Futebol com Vida, respectivamente, e são favoritos nestes duelos.

A importância de vencer fica ainda mais clara se olharmos a última rodada. O Lobo vai à Santa Maria, encarar o Inter-SM, enquanto Aimoré e Lajeadense jogam entre si. Sendo assim, em um cenário em que as três equipes vençam na 13ª rodada e cheguem aos 21 pontos, o Lobo precisa vencer o confronto em caso de empate entre Aimoré e Lajeadense ou pode perder se houver vitória de um destes.