Projeto do IFSul ensina moradores de Pelotas afetados pela enchente a construírem móveis

Foto: Divulgação

Um projeto em parceria com os cursos de Edificações e Design de Interiores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Pelotas tem auxiliados moradores afetados pela enchente na cidade no processo de retomada de suas residências após a catástrofe no Rio Grande do Sul. Intitulado “SOS volta pra casa – EMEDI” a ação consiste em oficinas de capacitação para residentes do bairro Laranjal voltadas a técnicas construtivas fáceis.

O projeto tem como foco os moradores do Pontal da Barra e já realizou uma oficina. Segundo explica professora do IFSul e coordenadora do programa de extensão Escritório Modelo de Edificações, Juliana Plá, inicialmente os cursos de produziram quatro modelos de mobiliários que podem ser reproduzido facilmente, por qualquer pessoa e portando apenas ferramentas simples. “A ideia é, através das oficinas, ensinar cada um deles, e que os participantes repliquem o conhecimento com a comunidade”, conta.

Além do mobiliário, a ideia do SOS volta pra casa – EMEDI, é ensinar técnicas construtivas, instalações hidrossanitárias e elétricas, conforme conta a professora.

Nesta terça-feira (30), o projeto desenvolverá mais uma oficina de capacitação. Esta acontecerá das 9h às 17h, no Laranjal Praia Clube. Participarão dez mulheres, chefe de família, com foco na produção de um módulo de estante/roupeiro, a partir de dois pallets.