Foto: Bianca Dornelles/Progresso
De forma antecipada o Progresso garantiu uma vaga nas quartas de final do Gauchão Sub-17. Responsável pela formação de jogadores de renome no cenário nacional, como o atacante Taison, o clube chegou até esta fase da competição em 2023 e, agora, luta para ir mais longe.
Atual segundo colocado do Grupo A, somente atrás do Grêmio, que possui 18 pontos, o Progresso soma 12. Em seis rodadas, a equipe venceu quatro partidas e lamentou duas derrotas, e terá na sétima, e última rodada, a chance de garantir a vice-liderança da chave.
A classificação aconteceu no último sábado (27), quando, de forma heróica, os guris do Progresso venceram o Inter-SM, fora de casa, pelo placar de 2×1, em partida válida pela 4ª rodada, que estava atrasada. A emoção foi até o final da partida. Com apenas oito jogadores em campo, o Progresso venceu com um gol de Rafael aos 45 minutos do segundo tempo. O primeiro a balançar as redes para o time de Pelotas foi Karini.
Com a vitória, o time comandado pelo técnico Ademir Lambari abriu cinco pontos de diferença do Sulbrasil, primeira equipe fora da zona de classificação, com sete pontos. Na tabela geral, o Progresso é o quarto colocado e, mesmo com uma vitória na última rodada, não conseguirá subir na tabela, uma vez que não é mais possível ultrapassar o Juventude, terceiro, por conta do número de pontos.
Em entrevista à Rádio Universidades, Lambari, que possui um trabalhado de muitos anos no clube, afirmou que esta foi uma das vitorias mais importantes dos últimos tempos. Com um início marcado por duas derrotas, resultados positivos nas últimas quatro rodadas deram um verdadeiro fôlego aos meninos. “Isso deu uma moral para o grupo, levantou o astral, a confiança está em alta e esperamos agora, em casa, contra o Sulbrasil mais uma vitória e assim fazer a segunda melhor campanha da chave“, pontuou.
O Progresso volta a campo neste sábado (13), às 15h, no CT Rubro-negro, quando encara o Sulbrasil, atual quinto colocado. As datas e o adversário das quartas de final devem ser revelados após o término da rodada.