Foto: Secretaria de Desenvolvimento Rural/Divulgação
Após colapsar nas enchentes de maio, a construção da Ponte da Costa do Arroio Grande, no Triunfo, 4º distrito, está em andamento, conforme a prefeitura de Pelotas. A antiga estrutura quebrou ao meio, no sentido transversal, quando coberta pelas águas do arroio Turuçu, durante a inundação e será substituída por estrutura toda nova. A obra conta com apoio de moradores locais.
O projeto da nova ponte reduz o comprimento original de 13 para dez metros e aumenta um metro na altura, para que se torne mais distante do leito do arroio. De acordo com o chefe do Departamento, engenheiro civil Antônio Vianna, a obra demandará 12 estacas, oito vigas, e madeiramento para o lastro e trilhos.
“As vigas da estrutura antiga quebraram-se. A água cobriu a travessia e, quando baixou o nível, restou a ponte quebrada ao meio, resultando em interdição. Pelo local, passam transporte escolar e de cargas da produção de safras, além da comunidade. Os colonos da região, por parceria, doaram o madeiramento das estacas e vigas, enquanto o Município entra com maquinário, mão de obra e madeira do lastro e trilhos”, salienta o secretário de Desenvolvimento Rural, Romualdo Cunha Júnior.