Foto: Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu três suspeitos nesta quarta-feira (3), em Minas Gerais e São Paulo, por integrarem um esquema de fraude que prometia antenas de internet via satélite gratuita da empresa norte-americana Starlink, de Elon Musk. Segundo a investigação, os golpistas aproveitaram o período de enchentes para divulgar anúncios falsos na internet.
Em maio, Musk realmente enviou mil terminais de conexão ao governo do RS. O objetivo era ajudar na comunicação em unidades de saúde, escolas e serviços públicos. Ao G1, o delegado João Vitor Herédia, da Polícia Civil do RS, afirmou que os criminosos se aproveitaram da calamidade no estado como uma oportunidade, já que a empresa de Musk doou equipamentos para ajudar nas comunicações durante a enchente para cometer o crime.
Os golpistas redirecionavam os usuários para uma página falsa após o preenchimento de dados pessoais. Lá, era divulgado um QR Code para pagamento do frete via PIX. O valor transferido ia para contas controladas pelos golpistas, e a entrega das antenas não acontecia.
A Polícia Civil informou que todas as páginas falsas foram retiradas do ar, e as contas vinculadas aos CPFs e CNPJs dos suspeitos foram bloqueadas. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.
Com informações: G1