Novo prédio de atendimento de Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Otorrinolaringologia e Oftalmologia será inaugurado nesta sexta-feira no Campus Olivé Leite

Foto: Bruno Bohn/UCPel

Será inaugurado nesta sexta-feira (19) o novo prédio de atendimento de Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Otorrinolaringologia e Oftalmologia, localizado no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). As obras, iniciadas em 2021, conta, até o momento, com investimento em torno de R$ 20 milhões.

A motivação dessa iniciativa, sendo a Ucpel, foi impulsionada pelo aumento significativo do número de alunos, pela necessidade de expandir e qualificar os espaços para atividades práticas, além de ofertar cada vez mais serviços à comunidade. “Com a demanda regulada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a UCPel entendeu a necessidade de ampliar os serviços oferecidos à população, focando inicialmente em ginecologia, obstetrícia, pediatria, oftalmologia e otorrinolaringologia“, afirma a nota da instituição.

Para o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, este investimento representa uma requalificação de alto padrão, baseada na premissa de que os pacientes merecem o melhor tratamento, a melhor equipe e as melhores instalações possíveis. “No dia 19, entregaremos oficialmente à comunidade a primeira etapa de um extenso processo de melhorias, que chamamos de Cidade do SUS. Com isso, a universidade atinge seu tamanho ideal entre número de alunos, força de trabalho, estrutura física, e ainda começa a ter capacidade de investimento”, avalia.

São 5.626,61 m² que abrigam os novos consultórios que oferecerão serviços totalmente gratuitos. Cada espaço conta com uma área de 317,71 m², entre os dois prédios. Ao todo, a UCPel abrange 80 consultórios médicos no total, além de 27 consultórios odontológicos em três clínicas e uma clínica de fisioterapia. A área da saúde da UCPel realiza em torno de 994 mil atendimentos por ano.

O evento da sexta-feira também marcará o início das obras do maior hospital de Simulação Realística do RS, que já conta com parcerias da Lifemed, e financiamento público. Este espaço permitirá testes e simulações de novos produtos, serviços e procedimentos, estreitando laços entre universidade e empresas para impulsionar a inovação. O local terá área total de 1052 m².