Foto: Reprodução
Um novo golpe está circulando por meio de mensagens de texto, afirmando que encomendas foram taxadas e retidas pela fiscalização, de acordo com os Correios. Esse alerta surgiu após diversos relatos nas redes sociais, incluindo casos no Rio Grande do Sul.
As mensagens, que se passam falsamente pelos Correios, afirmam que o pacote foi “barrado pela fiscalização alfandegária” ou que “seu pacote foi taxado e aguarda retirada”. Em seguida, é fornecido um link que direciona a uma central de atendimento falsa, exigindo o pagamento de taxas.
Ao G1, os Correios confirmaram que essas mensagens são fraudulentas e reforçaram que as comunicações oficiais sempre direcionam para o site oficial da empresa ou o aplicativo. Em caso de dúvidas, os usuários devem buscar informações no site oficial, perfis nas redes sociais ou na Central de Atendimento.
Algumas dicas para não cair em golpes dão conta de certificar-se de que o e-mail ou a mensagem são de uma fonte confiável; não acessar links de origem duvidosa; desconfiar de mensagens com erros ortográficos; e desconfiar de mensagens com informações confidenciais de forma urgente.
Com informações: Portal G1