Foto Cleiton Thiele/SerraPress
Na última sexta-feira a cidade de Gramado anuncia grandes planos para o seu evento mais emblemático, o Natal Luz, visando impulsionar o turismo local após os desafios enfrentados desde os eventos climáticos de maio.
A economia de Gramado, que depende em 86% do turismo, vê no Natal Luz uma esperança para recuperar as perdas empresariais e preservar empregos.
Este ano, a novidade mais significativa é o retorno do Grande Desfile de Natal ao centro da cidade, uma mudança estratégica após uma década de realização em locais alternativos devido a problemas de mobilidade urbana e infraestrutura de arquibancadas.
O Natal Luz será realizado de 24 de outubro de 2024 a 19 de janeiro de 2025, com ingressos variando de R$ 150 a R$ 540, disponíveis a partir de 11 de julho. O tema deste ano é “Acolhimento”, com iniciativas inclusivas como cabines especiais e atendimento prioritário para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
Além disso, o espetáculo acontecerá três vezes por semana — quartas, sextas e domingos — ao longo da Avenida das Hortênsias, com 12 carros alegóricos e um elenco de mais de 400 pessoas, um aumento significativo para adequar-se à nova logística do desfile.
Para melhorar a experiência do público e a mobilidade urbana, medidas estão sendo implementadas, como o estacionamento dos carros alegóricos em locais estratégicos e a criação de corredores para veículos de emergência. O Show de Acendimento será realizado nas segundas, terças, quintas e sábados, realçando a magia do evento com música e luzes na Avenida das Hortênsias.
Embora a Fantástica Fábrica de Natal não ocorra este ano, a Gramadotur enfatiza que haverá uma expansão significativa no elenco do desfile, minimizando impactos sobre os artistas locais. Além disso, o evento conta com o suporte da Lei Rouanet e busca apoio federal para garantir sua realização espetacular.
A Vila de Natal e a Rua Coberta também oferecerão programações gratuitas, mantendo a tradição e o encanto do Natal Luz para todos os visitantes.