Na UTI do HE-UFPel, casal realiza sonho e oficializa matrimônio

Foto: Odilson Barbosa e Silva/HE-UFPel

No último sábado (13), o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), transformou-se no palco de uma história inspiradora e emocionante. Em meio à luta contra uma grave doença rara, o paciente Luís Marcelo Moreira e sua noiva, Juciana Flores, realizaram o sonho de oficializar sua união matrimonial, em uma cerimônia na UTI Adulto da instituição.

Luís Marcelo enfrenta a peritonite esclerosante encapsulante (PEE), uma doença inflamatória crônica que afeta o intestino delgado, e está internado na unidade intensiva desde abril. Apesar do quadro clínico delicado, decidiram oficializar a união após 10 anos de relacionamento.

A realização do casamento foi um sonho que a equipe toda compartilhou”, afirmou a chefe da UTI, Barbara Ramos. E acrescentou, “A Juciana vem visitá-lo todos os dias e quando soubemos do desejo de se casarem, não hesitamos em apoiar e organizar tudo para que esse momento acontecesse. Essa é uma das formas que encontramos de humanizar o cuidado e trazer mais conforto e alegria para os pacientes e seus familiares”.

O casamento foi planejado nos mínimos detalhes, seguindo todos os trâmites legais e incluindo cerimônias religiosa e civil. Com apoio de diversas pessoas, Juciana teve seu “dia de princesa”, com direito a maquiagem, vestido, sapato, buquê e sessão de fotos. Além disso, não faltaram os padrinhos, um emocionante beijo para selar a união e os tradicionais docinhos “bem-casados”.

A noiva, emocionada, compartilhou: “Estou transbordando de gratidão pelo carinho, respeito e compreensão de todos que estiveram presentes e contribuíram para tornar esse dia tão incrível. Mesmo diante da delicada situação de saúde do Luís Marcelo, estamos vivendo um momento de muita alegria, pois sabemos o quanto ele também desejava essa cerimônia”.

A chefe da UTI destacou a importância do evento: “A condição do paciente é grave, mas todo tempo em que está acordado e consciente, ele se dizia ansioso para que chegasse o seu casamento”. Para a coordenadora do GTH, Adriana Coutinho: “Foi gratificante ver como conseguimos transformar um momento de internação e adoecimento em uma celebração da vida e da saúde. O apoio do GTH é fundamental para tornar esses momentos mais amorosos e calorosos, envolvendo não só os pacientes, mas também suas famílias e pessoas queridas”.