Foto: Giulian Serafim/PMPA
A Prefeitura de Porto Alegre e o Ministério Público firmaram um acordo na terça-feira (2) que estende benefícios na cobrança de água para residentes afetados pelas recentes enchentes na cidade. Com essa nova medida, os moradores das áreas inundadas que são usuários da tarifa não social terão isenção nas contas de água para os meses de maio, junho e julho.
Além disso, para os beneficiários da tarifa social inscritos no programa Bolsa Família, a isenção foi estendida por seis meses, abrangendo o período até outubro. Por outro lado, os residentes em áreas que não foram diretamente afetadas pelas enchentes, mas que experimentaram desabastecimento prolongado de água, serão cobrados com base na leitura do hidrômetro, limitada à média de consumo dos últimos seis meses.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) explicou que este método de cobrança baseado na média é vantajoso para os consumidores que enfrentaram interrupções no fornecimento de água, pois evita cobranças excessivas durante períodos de uso reduzido. Mesmo que a leitura real do hidrômetro mostre um consumo maior, a cobrança será feita com base na média.
O Dmae também esclareceu que as categorias de usuários são geralmente classificadas automaticamente e que a cobrança de água e esgoto é sempre baseada no consumo do mês anterior. Assim, as faturas de maio refletem o uso de água de abril e assim sucessivamente.