Foto: Divulgação/PCRS
Nesta quarta-feira (10), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul capturou uma das foragidas mais procuradas, conhecida como Tina, de 50 anos. Acusada de liderar o tráfico de drogas no condomínio Princesa Isabel, popularmente chamado de “Carandiru”, em Porto Alegre, Tina foi detida em um imóvel luxuoso no Rio de Janeiro. Ao seu lado, estava o genro, também foragido e implicado no tráfico.
Desde novembro do ano passado, Tina era o foco da Operação Heres, que expôs um esquema de venda de informações sigilosas por uma ex-estagiária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, auxiliando traficantes do mesmo condomínio.
Vivendo no Rio, Tina supostamente dirigia as operações de tráfico em Porto Alegre à distância, usando uma rede de empresas fictícias em diversos setores para lavar o dinheiro ilícito. A operação do tráfico, baseada no condomínio Carandiru, movimentava cerca de R$ 1 milhão mensais.
De acordo com o delegado Gabriel Casanova, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), após um intenso trabalho de investigação, uma equipe de captura seguiu para o Rio de Janeiro e realizou a prisão de Tina, que ocorreu sem possibilidade de fuga, em sua residência equipada com piscina e outras luxúrias.
Além de Tina, seu genro, conhecido como Modinha, também foi preso na operação. Modinha já havia sido capturado anteriormente, mas conseguiu fugir após ser liberado para responder em liberdade. A filha de Tina, presa anteriormente, está em prisão domiciliar devido às suas responsabilidades maternas.