Grêmio tem início pior que em 2021, ano em que foi rebaixado, e enfrenta sua pior campanha no Brasileirão

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio está passando por um período delicado em sua trajetória no Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Após 15 rodadas, o clube ocupa a 18ª posição com apenas 11 pontos de 45 possíveis, um aproveitamento de 24,44%. Este desempenho é ainda inferior ao da temporada de 2021, que já havia sido preocupante, onde o clube acumulou 13 pontos no mesmo período.

A situação atual do Tricolor Gaúcho tem reacendido temores de rebaixamento, um espectro que já assombrou o clube em anos difíceis como 1991, 2004 e 2021, anos em que o Grêmio foi rebaixado para a Série B.

Comparando com a campanha de 2021, onde uma tentativa de recuperação se mostrou insuficiente para evitar a queda, o início atual se apresenta como ainda mais desafiador. Durante 2021, o Grêmio passou por quatro trocas na comissão técnica, sendo três delas durante a edição do Brasileirão.

Em 2021, o Grêmio encerrou sua participação sendo rebaixado em 17º lugar, com 43 pontos, sem sucesso na missão de permanecer na Série A do torneio. Atualmente o clube acumula 10 derrotas, com dois empates e soma apenas três vitórias. O time ainda tem dois jogos atrasados no torneio.

Na época, a equipe lidou com a falta de torcida pelo período pandêmico e também amargou uma punição na reta final do torneio, após torcedores invadirem o estádio e destruírem a cabine do VAR, na partida contra o Palmeiras.

Desta vez, o Grêmio enfrentou os resultados de fortes enchentes que causaram danos em Porto Alegre. Com isso, desde abril a equipe não joga uma partida em sua casa.