Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibirubá
O Google Tradutor expandiu seu repertório linguístico ao incluir o Hunsrik, o idioma germânico mais falado no Brasil e principalmente no RS, trazido por imigrantes e amplamente utilizado até hoje. Esta inclusão faz parte de uma atualização mais ampla que adicionou 110 novos idiomas à plataforma, abrangendo mais de 660 milhões de pessoas, aproximadamente 8% da população global, de acordo com a empresa.
Em entrevista ao G1, Solange Hamester Johann, residente de Santa Maria do Herval, no Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul, celebrou a integração do Hunsrik ao serviço de tradução do Google.
“Nossa escrita é fonética, lemos como está escrito. Até o fim do primeiro ano do Ensino Fundamental, as crianças já leem fluentemente”, comentou. Solange destacou que o Hunsrik tem uma proximidade de 60% com o inglês e apenas 30% com o alemão.
Ela estima que entre três e quatro milhões de brasileiros falam Hunsrik, principalmente nos vales dos Sinos, Caí, Taquari e Rio Pardo. Em Santa Maria do Herval, mais de 90% das famílias ainda utilizam o idioma no dia a dia.
A adição do Hunsrik ao Google Tradutor é vista como um reconhecimento importante para uma língua que preserva as tradições culturais e as raízes germânicas de uma significativa parcela dos habitantes da região Sul do Brasil.