Foto: Divulgação/Fraport
A Fraport Brasil, empresa responsável pela gestão do Aeroporto Internacional Salgado Filho, anunciou que já protocolou junto aos órgãos reguladores uma solicitação para a liberação e homologação da pista de pouso e decolagem, com previsão de retomada das operações aéreas para o dia 21 de outubro.
O processo de recuperação do aeroporto foi organizado em três fases distintas. A primeira fase, que envolve ensaios em laboratório e análises detalhadas da estrutura da pista, já foi concluída. Esses estudos preliminares serviram de base para a Fraport elaborar seu plano de retomada operacional.
Agora com data definida, o aeroporto reabrirá parcialmente, oferecendo 50 voos diários, o que corresponde a 350 voos por semana. Durante este período, as operações serão limitadas às 10h às 22h, utilizando 1.700 metros da pista que não foram afetados pela enchente de maio. Inicialmente, o aeroporto operará exclusivamente com voos domésticos.
Até dezembro, a expectativa é que o Aeroporto Salgado Filho retome completamente suas atividades, com a utilização total dos 3,2 mil metros da pista.
Até a reabertura em outubro, os voos continuarão sendo redirecionados para outros aeroportos do Rio Grande do Sul e para as cidades de Florianópolis e Jaguaruna, em Santa Catarina, que fazem parte da rede aérea emergencial.