Foto: Divulgação/Jô Folha
“Quase” pelotense, o jornalista e repórter fotográfico Paulo Rossi lança nesta quinta-feira (18) o livro “Retratista de Satolep – Um Olhar de Paulo Rossi”. O evento acontecerá, às 18h, no Museu do Doce, localizado no Casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório. A obra explora a carreira e os registros de Pelotas, realizados pelo fotógrafo, há mais de 20 anos.
Por meio de um olhar dinâmico e artístico, composto por mais de 250 fotografias, o livro mostra diferentes fatos ocorridos na cidade. As fotos contemplam cultura, patrimônio histórico, personalidades e grandes desafios enfrentados pela comunidade pelotense, como catástrofes e crises climáticas.
Apesar de se considerar pelotense, Rossi nasceu no estado do Rio de Janeiro e veio morar no Rio Grande do Sul com apenas três anos de idade. O fotojornalista comemora o lançamento do livro e destaca o aprendizado ao longo dos anos capturando momentos da Princesa do Sul.
“Esse livro é um pouco do que eu vi da cidade e, ao mesmo tempo, um pouco do que a cidade me mostrou. Acho que a fotografia também está muito presente em soltar a câmera e parar para observar. Eu sempre levei a fotografia muito a sério e esse é um trabalho feito com muito carinho e seriedade”, afirmou Rossi.
O livro conta com o prefácio de um pelotense aclamado, o músico Vitor Ramil. Além disso, é composto pelo desenho de Rafael Sica e participação com textos de Ricardo Kadão Chaves e Jair Krischke. No lançamento, o material terá o custo de venda de R$80.