Foto: Carolina Jardine/Divulgação
Do dia 31 de julho a 4 de agosto a Associação Rural de Pelotas será palco da Feira Nacional de Genética Promebo (Fenagen). O evento, que aconteceria nos primeiros dias deste mês, foi adiado por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos tempos, e ocorrerá pela primeira em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. A Feira comemora os 50 anos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne, da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) e contará com palestras, seminários, cursos, lançamentos, leilões e julgamentos.
Silvia Freitas, superintendente de registros da ANC, ressalta a importância de qualificar os participantes: “Queremos corresponder a expectativa do público, mas principalmente qualificar produtores rurais, profissionais técnicos da área e estudantes“, disse, lembrando que o propósito maior é aproximar escolas e universidades do evento.
A ANC promove hoje o Fórum Promebo na Prática. Entidades como a Farsul, Senar e OAB RS já confirmaram presença como eventos específicos, direcionados ao público participante.
Animais de diversas raças já estão confirmados para o carro chefe da feira, os julgamentos. Serão buscados animais superiores geneticamente, mostrando que realmente são melhores comparados a sua população, por ganharem mais peso, características de carcaça mais produtivas, mais rentáveis e com cortes de melhor acabamento, e de maior qualidade em geral. Participam animais de raça Angus, Brangus, Ultrablack, Hereford, Braford, Devon, Charolês, Canchin e Murray Grey.