Foto: Divulgação/Ascom
Após diversas mudanças e extensão de prazos, a Prefeitura Municipal de Pelotas confirmou para esta sexta-feira (5) a inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo. O ato, que terá a presença do governador Eduardo Leite, tem programação iniciando as 15h30, com visita técnica, junto ao pórtico do campus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e, após, na Praça Piratinino de Almeida, ocorre o acionamento do sistema no Reservatório 1.
Com o sistema de compensação, a água captada ajudará todo o município, em especial bairros como Centro, Porto e Três Vendas. Segundo o Sanep, a ETA São Gonçalo captará 500 litros de água por segundo em seu primeiro plano, podendo ser dobrado para mil e, depois, novamente, para dois mil litros.
O projeto da ETA foi apresentado e aprovado em 2010, entretanto, as obras começaram somente em janeiro de 2015. Previsto para custar em torno dos R$ 42 milhões, o valor total passou por reajustes no decorrer dos anos, com investimento da obra girando em torno de R$ 52 milhões, entre engenharia, tubulações e para projetos sociais ligados à obra. Os aportes são do Governo Federal, pelo PAC Saneamento, e contrapartida da Prefeitura Municipal, através do Sanep.