Foto: Divulgação/TRE
O período oficial de convenções visando as eleições 2024 chega ao fim na próxima segunda-feira (5), e, em Pelotas, o xadrez eleitoral vai tomando forma. Neste sábado (3) dois partidos definirão seus candidatos para o pleito de outubro no voto: o PL e o MDB. Mesmo que tenham favoritos, estas serão as duas convenções onde mais de um candidato acabou se inscrevendo para o posto de candidato de suas agremiações.
Pela manhã, o MDB realiza sua convenção no Clube Caixeral, e os convencionais escolherão pelo ex-prefeito Irajá Rodrigues ou pelo ex-vereador Roger Ney. Com sua pré-candidatura posta há meses, Irajá lidera o maior grupo do partido, e, inclusive, venceu resistências daqueles que preferiam ficar na base do governo e apoiar Estima (PSDB). Por outro lado, o ex-vereador Roger Ney inscreveu-se junto a comissão eleitoral durante essa semana e está otimista.
Já no Partido Liberal (PL), a convenção ocorre no CTG Thomaz Luiz Osório, à partir das 16h. Na ocasião, o partido estará optando pelo favorito Marciano Perondi ou Adriane Rodrigues.
Perondi, apoiado pela cúpula do partido em Pelotas, colocou seu nome a disposição há alguns meses, logo após a desistência do advogado Wesley Borges, lançado em dezembro, e que se retirou logo depois. Porém, o empresário ganhou uma adversária de peso no último mês: a ex-deputada Adriane Rodrigues, que é apoiada por ala do partido capitaneada por seu pai, o ex-prefeito, e único vereador do partido, Anselmo Rodrigues.
Segundo o vereador, no lançamento de sua pré-candidatura, Adriane tinha o apoio de 14 dos 22 convencionais do partido. Porém, dias após, a direção nacional do PL dissolveu o diretório de Pelotas, e nomeou uma nova relação.
Independente do escolhido, os Liberais de Pelotas já anunciaram parceria com o PRD, que será oficializado na convenção.