Foto: Fly Câmera
Moradores do bairro Laranjal realizaram, neste domingo (21), um novo protesto, assim como no último final de semana, reivindicando ações e estudos técnicos junto ao canal São Gonçalo par evitar que eventos climáticos como os que aconteceram em maio venham causar novas inundações no local. A manifestação teve concentração nas principais ruas da área e contou com faixas e distribuição de panfletos. Além desta ação uma carreata também foi realizada para atrair atenção do poder público.
Com o slogan “Laranjal pede socorro” as manifestações são de moradores juntamente com a Associação Comunitária do Laranjal (Asclar). Dentre as principais reinvindicações estão:
- Construção de um dique para a proteção do bairro contra as águas. Quando a isso os moradores declaram: “Somos cientes do projeto do PAC, mas precisamos de algo imediato, não a longo prazo”;
- Diálogo com a prefeitura sobre um projeto de uma construção de muro. “Somos contra a construção do Muro de Mauá, ideia original da prefeitura, pois isso acabaria com o turismo local”;
- Zeladoria atuando no bairro;
- Requalificação da região que foi evacuada durante as enchentes;
- Atenção especial à região da Rua Nova Prata e construção de uma estrada de acesso à Barra com contenção de pedras.
“Mesmo fora de casa na enchente, as contas de água e IPTU estão sendo cobradas, pois a Prefeitura não isentou as residências alagadas, o que ajudaria os moradores que perderam tudo dentro de suas casas. O Laranjal é um bairro turístico, mas principalmente um bairro residencial que recebe todos os visitantes, por isso merecemos respeito e ajuda por parte da Prefeitura de Pelotas“, diz uma nota emitida pela Asclar.