Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal realizou prisões significativas na manhã desta terça-feira (30) em Porto Alegre e Alvorada, capturando dois homens, de 43 e 67 anos, acusados de envolvimento em crimes de abuso sexual infantil. O mais jovem, que trabalha na área de Tecnologia da Informação, e o idoso, já aposentado, foram presos em suas respectivas residências.
Em Alvorada, junto ao suspeito aposentado, foi encontrada uma criança de 6 anos apresentando sinais de abuso. A vítima foi prontamente resgatada e encaminhada para cuidados especializados em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Essas detenções são parte de uma investigação mais ampla que visa identificar e desmantelar redes criminosas que utilizam a internet para adquirir e distribuir conteúdo de abuso sexual de menores. De acordo com a Polícia Federal, os envolvidos enfrentarão acusações conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, pelos crimes de armazenamento e distribuição de material pornográfico infantil.
A operação não se limitou ao Rio Grande do Sul; mandados de prisão e de busca foram executados simultaneamente em outros 11 estados brasileiros, incluindo Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
A Polícia Federal também aproveitou a oportunidade para reiterar a importância da vigilância por parte dos pais e responsáveis no acompanhamento das atividades online e offline de seus filhos, destacando a necessidade de medidas preventivas para proteger crianças e adolescentes contra abusos sexuais.