Foto: A5 Fotografia/Água Santa
O Brasil tem um confronto muito importante neste sábado (27), às 18h, visando seu futuro na Série D do Campeonato Brasileiro. Diante do Água Santa, o time de Marcelo Caranhato fará o que pode ser o seu primeiro mata-mata no nacional. O adversário do rubro-negro, que faz nesse ano sua estreia no Brasileirão, está invicto em casa desde a chegada de seu atual treinador.
O time comandado por Guilherme Alves conquistou sua classificação de forma histórica na última rodada do Grupo A7 da Série D, após vencer o Patrocinense-MG por 1×0. Além disso, contou com o tropeço dos seus concorrentes: o Santo André, que perdeu em casa e foi eliminado, e o Costa Rica-MS, que empatou em casa mas ficou com a 4ª vaga.
O Netuno encerrou a primeira fase na terceira colocação nesta que é sua primeira participação na competição. Uma curiosidade é que, foi também em 2024, que o clube disputou sua primeira Copa do Brasil, chegando à segunda fase, mas sendo eliminado pelo Vasco, em São Januário, nos pênaltis.
Na quarta divisão nacional, o Água Santa iniciou sua estreia com o técnico Bruno Pivetti, que, após tropeços na competição, foi demitido. A diretoria do clube então anunciou Guilherme Alves, que vinha de um título e acesso à elite do Paulistão com o Velo Clube. Sob seu comando até o momento, são sete jogos, com quatro vitórias, um empate e dois derrotas. Das quatro vitórias em casa, o treinador tem 100% de aproveitamento, e sua defesa não leva gol há mais de 360 minutos.
Um dos nomes de peso da equipe é Neilton. Revelado pelo Santos em 2013, o atacante soma passagem por diversos clubes, tendo vestido as camisas do Cruzeiro, Botafogo, São Paulo, Vitória, Internacional, Coritiba, Sport, Guarani e Criciúma, além do Água Santa, seu atual clube. Em diversas oportunidades a imprensa paulista afirmou que o jogador recebeu várias ofertas de uma equipe da Série B, entretanto, preferiu seguir no clube de Diadema pelo projeto apresentado.
Uma das coisas que chama atenção para a partida é o valor dos ingressos. Para assistir o confronto na Arena Inamar, o torcedor desembolsa apenas R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).