Foto: Agência Brasil
O frio de renguear custo segue, entretanto, as mínimas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) chama a atenção. Em um balanço divulgado na manhã desta sexta-feira (5), cinco cidades da região sul do Estado aparecem entre as mais geladas no dia de hoje. Jaguarão surge em primeiro lugar, seguido por Canguçu, Bagé, Rio Grande e Capão do Leão, abrangendo o município de Pelotas.
Após uns dias sem as cidades da região entre as menores temperaturas do Rio Grande do Sul, a sexta-feira foi recheada. Ocupando a primeira posição do ranking, Jaguarão registrou a mínima de 4,3ºC nesta manhã. Em segundo vem Canguçu, com 4,8ºC; na quarta colocação Bagé, com 6ºC; em 10º Rio Grande, com 7,7ºC; e, por fim, 8,1ºC registrado na estação do Capão do Leão que, além da cidade, acaba retratando a temperatura em Pelotas.
Segundo a MetSul Meteorologia, este período frio a muito frio que se instalou no RS com força no final do mês de junho e prossegue neste começo de julho tende a ser extremamente prolongado, devendo perdurar por mais duas semanas, que somarão aos últimos sete dias já marcados por muito frio.
E atenção, esse cenário pode piorar, pois, segundo os especialistas, os dias mais gelados ainda estão por vir, embora no começo deste mês tenham sido anotadas marcas de até 7ºC abaixo de zero no Sul do estado.
Segundo os meteorologistas, no final da semana que vem, entre os dias 12 e 14, um terceiro pulso de ar frio, este com potencial de ser o mais intenso de todos, chegará ao Sul do Brasil e a temperatura pode atingir valores excepcionalmente baixos em diversas localidades. “Há modelos indicando marcas tão baixas quanto -8ºC a -10ºC nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil para o dia 14 de julho. Os dias 13 e 14, aliás, conforme simulações de diversos modelos, podem ser por demais gélidos com marcas abaixo de zero generalizadas“, alerta a MetSul.