Foto: Divulgação/Fraport
O Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao lado de Stefan Schulte, CEO global da Fraport, revelou os planos para a retomada das operações do Aeroporto Salgado Filho. O processo de reabertura será realizado em duas fases distintas.
Na primeira fase, prevista para outubro, o aeroporto reabrirá parcialmente, oferecendo 50 voos diários, o que corresponde a 350 voos por semana. Durante este período, as operações serão limitadas às 10h às 22h, utilizando 1.700 metros da pista que não foram afetados pela enchente de maio. Inicialmente, o aeroporto operará exclusivamente com voos domésticos.
Até dezembro, a expectativa é que o Aeroporto Salgado Filho retome completamente suas atividades, com a utilização total dos 3,2 mil metros da pista. Andrea Pal, CEO da Fraport Brasil, comentou sobre a escolha do mês de outubro para a reabertura: “Optamos por outubro devido à diminuição das chuvas e às dificuldades de realizar pavimentação durante o inverno, que é marcado por baixas temperaturas e precipitações.“
Até a reabertura em outubro, os voos continuarão sendo redirecionados para outros aeroportos do Rio Grande do Sul e para as cidades de Florianópolis e Jaguaruna, em Santa Catarina, que fazem parte da rede aérea emergencial.
Além disso, a operação de embarque e desembarque no Salgado Filho ainda utilizará a pista da Base Aérea de Canoas para todas as chegadas e partidas até a conclusão da primeira etapa de reabertura.