Foto: Gustavo Vara/Ascom
Nem o frio foi capaz de atrapalhar a celebração do matrimônio de dezenas de noivos e noivas. Na noite desta sexta-feira (12), a Prefeitura de Pelotas, em parceria com o projeto Ronda da Cidadania, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), realizou a 29ª edição do Casamento Coletivo, no Theatro Guarany. A iniciativa, que contempla cônjuges de diversas faixas etárias, contou com 43 casais inscritos para a edição de 2024.
Ao todo, a 29ª edição do Casamento Coletivo teve um total de 72 casais inscritos. Porém, em razão das enchentes que atingiram o município e da necessidade de reconstrução de algumas residências, o número caiu para 43.
Vestida de noiva e com o buquê em mãos, dona Lúcia Helena, de 57 anos, conheceu o Casamento Coletivo no ano passado, por meio de um familiar, e resolveu, em 2024, oficializar sua união de mais de 30 anos. “A emoção hoje é muito grande, é um sonho realizado. A gente já tá junto há 34 anos. No ano passado conhecemos a iniciativa, convidei meu companheiro, ele aceitou e agora nós vamos casar. A gente fica muito feliz com a oportunidade”, afirmou.
Ao longo dos 25 anos de projeto Ronda da Cidadania, mais de mil casais já participaram do Casamento Coletivo. Para o coordenador do projeto e juiz do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, a iniciativa representa um fortalecimento da estrutura familiar. “Essa é uma parceria que tem dado muito certo, onde o Poder Judiciário entra com a oficialização e confecção dos documentos, e a Prefeitura com a organização do evento, que a cada ano tem se tornado mais bonito”, frisou Cabral.
Dezenas de parceiros do município auxiliaram na realização do evento e cederam gratuitamente os cortes de cabelo, penteados, esmaltação de unhas das noivas, fotografias, decoração, apresentação musical e muito mais.