Fotos: Jeferson Couto, Gabriel Xavier e Divulgação/Avenida
Os gaúchos, Brasil, Avenida, e Novo Hamburgo garantiram no domingo (21) suas vagas na próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro, se aproximando cada vez mais de garantir o acesso à terceira divisão da competição nacional em 2025.
Eles se classificaram como segundo, terceiro e quarto colocados no Grupo A8, liderado pelo Cianorte do Paraná.
Na segunda fase do torneio, o Brasil-Pel enfrentará o Água Santa, com o privilégio de jogar a segunda partida em casa, o que pode ser uma vantagem estratégica. Por outro lado, o Avenida e o Novo Hamburgo terão de disputar seus jogos de volta como visitantes, enfrentando o Inter de Limeira e o Maringá, respectivamente. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) agendou os jogos de ida para os dias 27 e 28 de julho, enquanto os confrontos de volta estão marcados para 3 ou 4 de agosto.
Dentre os classificados, o Novo Hamburgo foi a grande surpresa, garantindo sua vaga após uma vitória crucial na última rodada e beneficiando-se da derrota do Concórdia. O gol da vitória veio de Thalheimer aos 36 minutos do segundo tempo contra o Barra-SC, no Estádio do Vale.
No confronto no Estádio Bento Freitas, o Brasil-Pel confirmou sua classificação ao vencer o Concórdia por 2 a 1, com gols de Adriano Klein e Lopes, enquanto William Alves descontou para os visitantes.
Apesar de já estar classificado, o Avenida caiu para a quarta posição do grupo após uma derrota por 3 a 0 para o Cascavel, com gols de Manoel Lemos, que marcou duas vezes, e um gol contra de Rodrigo Sampaio.