Foto: Divulgação/ Exército Brasileiro
Entrou em operação no última sábado (13), a Portada Pesada, uma balsa instalada pelo Exército na Ilha dos Marinheiros, em Rio Grande. Através desta é possível que a cidade tenha acesso à ilha após a ponte Wilson Mattos Branco apresentar problemas em sua estrutura durante as enchentes de maio que atingiram o Rio Grande do Sul.
A Portada, que será utilizada de maneira emergencial, é uma espécie de balsa militar, que vai reestabelecer o tráfego de veículos na localidade, sendo este o único meio. Esta tem a capacidade para transportar até seis veículos de uma só vez. Sua operação ocorre das 8h às 11h e das 13h às 16h, incluindo aos finais de semana, com serviço gratuito.
Situação da ponte
No dia 22 de maio, a ponte que ligava a Ilha ao continente colapsou um dos pilares, comprometendo assim toda sua estrutura. Conforme dados da Secretaria de Agricultura, Pesca e Cooperativismo, a recuperação dos danos terá um custo estimado de R$ 4 milhões.
No último mês, engenheiros da prefeitura deram início a estudos técnicos para mapear os estragos na ponte. Entretanto, ainda não há previsão de quando o processo de recuperação será concluído.