Foto: Divulgação/Trensurb
A partir deste sábado (13), a Trensurb vai voltar a cobrança de passagens no trecho entre Canoas e Novo Hamburgo, após um período de gratuidade devido à enchente que havia danificado o sistema de bilhetagem eletrônica. A empresa de transportes metropolitanos anunciou na segunda-feira (8) que o sistema foi completamente restaurado.
Os passageiros pagarão uma tarifa única de R$ 4,50, que incluirá, além do trajeto de metrô, a baldeação para ônibus que conectam a estação Mathias Velho, em Canoas, ao centro de Porto Alegre. Esse custo adicional, normalmente R$ 6,85, será absorvido pela Trensurb, garantindo que não haja aumento no custo para os usuários que precisam fazer o trajeto completo até a capital.
Atualmente, 14 das 22 estações do sistema estão operacionais. A empresa prevê que até 20 de setembro o trecho até a estação Farrapos seja reaberto e que a operação integral, incluindo a estação Mercado, seja restabelecida até o dia 24 de dezembro. Continuarão a haver restrições de velocidade e intervalos entre trens mesmo após essas datas.