Foto: Gabriel Xavier/GEB
A noite desta quarta-feira (10) foi de muita inspiração e redes balançando no Bento Freitas. Em um jogo muito importante para o futuro do Brasil na Série D do Campeonato Brasileiro, o Xavante bateu o Avenida pelo placar de 4×0. Um fato curioso é que o rubro-negro quebrou um jejum, uma vez que não vencia por tantos gols de diferença desde 2014, ano em que o clube conquistou o primeiro acesso no nacional que resultaria em uma sequência até a Série B.
Foram quase dez anos, mais precisamente no dia 4 de outubro de 2014, que o Brasil batia o Operário-MT por 4×0, com gols de Washington, Nena, Marcio Hahn e Zotti, todos no primeiro tempo. A partida também acontecia pela Série D, em um jogo marcado por uma ventania em Pelotas.
Na equipe titular, nomes marcantes: Eduardo Martini, Raulen, Cirilo, Fernando Cardozo, Leandro Leite, Brock, Marcio Hahn, Washington, Nena, Zotti e Alex Amado. Estes que entraram na história Xavante após conquistarem, apenas 16 dias depois, o tão sonhado acesso à Série C.
Desde de aquele 2014, o Xavante vivenciou uma ascensão histórica, chegando até a Série B do Brasileirão, onde permaneceu até 2021. Após, uma queda brusca e dolorida, chegando até a última divisão nacional, após o último rebaixamento em 2022.
Na noite de ontem o filme da goleada se repetiu e encheu de esperança os supersticiosos. Precisando vencer para manter vivo o sonho do acesso, o Brasil bateu a equipe de Santa Cruz do Sul e entrou de vez na primeira por uma vaga na próxima fase. Os gols saíram dos pés de Lucão, ainda no primeiro tempo e Adriano Klein, Rafael Holstein e Lopes na segunda etapa. No momento, o time do técnico Marcelo Caranhato ocupa a terceira posição com 17 pontos, restando dois jogos.