Ainda em reforma, Theatro Sete de Abril abre para visitação

Foto: Gustavo Vara/Ascom

O Theatro Sete de Abril será aberto para visitação aos sábados, das 13h30 às 15h30, durante a realização da 30ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce). A entrada é franca e o acesso é a partir da praça Coronel Pedro Osório, 160. Não há necessidade de agendamento.

O espaço será aberto com o objetivo de intensificar o turismo no município e divulgar os processos de reforma e requalificação da estrutura.

O Theatro volta a ser aberto ao público durante a realização do 11º Dia do Patrimônio, de 16 a 18 de agosto. O tema deste ano será “Cultura Alimentar: Patrimônio e Sustentabilidade”. A programação será divulgada posteriormente.

Neste início de semana, a prefeita Paula Mascarenhas assinou o contrato administrativo número 075/2024, que prevê a instalação de mobiliário, como cadeiras para galerias, camarotes e bilheteria no local, que está em fase final de restauração.

Vale ressaltar que o Sete de Abril está fechado há 14 anos. O prédio foi interditado pelo Ministério Público Federal em 2010, sob o risco de desabamento do telhado, permanecendo nesta situação por três anos, até receber a aprovação do projeto para restauro da cobertura. Considerado Patrimônio Cultural Brasileiro desde 1972 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), foi apenas em 2018 que o Theatro recebeu aprovação para restauro interno, tendo as obras iniciadas em agosto de 2019. Na época, a expectativa para finalização da obra era de 18 meses, o que não se concretizou e segue até os dias atuais.