Foto: Divulgação
Com necessidades visíveis de reforma, Unidade Básica de Saúde (UBS) Fátima passará por obras em sua estrutura nos próximos meses, fechando assim suas portas no atual local de atendimento. Segundo uma previsão da Universidade Católica de Pelota (UCPel), responsável pelo local, a UBS não deverá abrir suas portas até o final do ano.
Com a decisão, a partir de julho, a UBS Fátima funcionará no antigo prédio do Colégio Santa Margarida, que está sendo preparado com uma estrutura de consultórios, sala de procedimentos e sala de vacina. A nova localização fica na rua Padre Anchieta, número 1274. O atendimento via teleatendimento (consultas por celular), que tem funcionado plenamente desde a saída da equipe do prédio, também continuará funcionando.
Para a professora e coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva, Aline Lisboa, o acolhimento é fundamental, e a primeira impressão do paciente é influenciada pelo local. “A UBS Fátima é uma das unidades de saúde sob a administração completa do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), da UCPel. Já há algum tempo identificamos a necessidade de uma reforma estrutural, e a situação de risco de enchente no local nos impulsionou a planejar essa mudança”, disse.