Foto: Divulgação/Trensurb
Passageiros que utilizam o trem para se deslocar entre Canoas e Porto Alegre terão que manter a paciência por um período estendido. A Trensurb anunciou que a previsão para a retomada plena dos serviços de trem entre as estações Mathias Velho em Canoas e Farrapos em Porto Alegre é de cerca de 150 dias, estendendo-se até o final de novembro.
Essa interrupção prolongada é resultado dos danos substanciais causados pelas enchentes de maio, que afetaram gravemente as subestações de energia de tração localizadas nas estações Fátima (Canoas) e Farrapos.
Devido à extensão dos danos, foi necessária a substituição completa dos equipamentos, que ainda estão pendentes de entrega. Atualmente, apenas três das cinco subestações de energia estão operacionais.
No momento, os passageiros podem viajar de trem no trecho entre as estações Novo Hamburgo e Mathias Velho. Para aqueles que precisam continuar até Porto Alegre, a Trensurb, em parceria com a empresa Transcal, oferece um serviço de ônibus ao custo de R$ 6,85. Os passageiros podem embarcar nos ônibus em Canoas e desembarcar em qualquer ponto ao longo do trajeto até Porto Alegre.