Foto: Maurício Toretto/Secom
O Rio Grande do Sul está prestes a receber um avanço significativo em sua capacidade de previsão meteorológica com a chegada de um novo radar meteorológico. O equipamento, já no Brasil, aguarda liberação tributária no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, antes de ser transportado para Montenegro, no Vale do Caí.
Responsável pela implementação do radar, a Climatempo informa que o dispositivo foi importado e está pronto para ser instalado. Uma vez operacional, o radar permitirá o monitoramento em tempo real de diversos fenômenos climáticos, como chuvas, ventos e temporais, e ajudará a mapear o volume dos rios.
Cátia Valente, meteorologista da Sala de Situação do estado, destaca a importância do radar: “Com este novo equipamento, teremos uma precisão muito maior na medição do volume de chuva e nas consequências para o nível dos rios. Isso nos oferece informações rápidas e precisas, facilitando ações preventivas.”
Anunciado oficialmente em 18 de abril pelo governo do estado, o radar cobrirá um raio de 150 km a partir do Morro São João, em Montenegro, abrangendo partes do Vale do Taquari e da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Ao contrário das estações de monitoramento tradicionais, que registram fenômenos já ocorridos, o novo radar fornecerá dados atualizados a cada 15 segundos, oferecendo um panorama mais imediato e detalhado das condições meteorológicas.
Os dados coletados pelo radar serão de uso exclusivo do governo, armazenados em um banco de dados conforme especificado na licitação. Este sistema integra uma modernização das ferramentas de monitoramento climático do estado, utilizando tecnologia de ponta, incluindo inteligência artificial para análises mais precisas.
O contrato, que faz parte de uma licitação homologada em dezembro de 2023, prevê a operação do serviço de radar por cinco anos, com possibilidade de renovação por mais cinco.
Com informações: G1