Prefeitura oferece folga extra para servidores visando estimular doação de sangue

Porto Alegre: hemocentro e hospitais pedem doações de sangue; veja locais e critérios para doar
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Com o intuito de promover aumento no estoque do banco de sangue do Hemocentro Regional de Pelotas, a Prefeitura lançou campanha para que, entre os dias 3 de julho e 2 de agosto, servidores doem sangue e ganhem uma folga extra, além da folga já assegurada no dia da doação.

A folga extra deverá ser combinada diretamente com a chefia imediata do servidor, e está disponível para servidores municipais dos poderes executivo e legislativo.

O Hemopel é responsável pelo abastecimento de sangue para três hospitais da cidade: São Francisco de Paula, Beneficência Portuguesa e Pronto Socorro. Além disso, ele é responsável pelo mesmo serviço para outros 23 municípios da região sul e campanha.

O comprovante da doação, no período da campanha, deve ser enviado para [email protected]

Quais as condições para ser doador?

  • Ir até o Hemopel com documento com foto
  • No dia da doação, o doador precisa estar alimentado, ter dormido ao menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas doze horas.
  • Homens podem doar a cada dois meses, e no máximo quatro vezes ao ano. Mulheres a cada três meses, com no máximo três doações anuais.
  • Para doar a pessoa precisa ser considerada saudável, sem sintomas gripais, com idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 kg. Adolescentes(16 e 17 anos) precisam de autorização dos responsáveis legais.

Onde doar?

O Hemopel fica na Avenida Bento Goncalves, 4569. O funcionamento é de segunda a sexta feira, das 7h30 às 18h, sem fechar ao meio dia. A legislação garante o dia de folga ao servidor que for doar sangue.