Porto Alegre anuncia demolição de corredores humanitários

Foto: Alex Rocha/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), anunciou a demolição iminente de três corredores de acesso na cidade, aguardando apenas a retração das águas do Guaíba para iniciar os trabalhos.

O primeiro corredor a ser desmontado é o localizado no Largo Vespasiano Júlio Veppo, seguido pelo situado na Avenida Assis Brasil.

O secretário André Flores explicou que a demolição será programada para minimizar o impacto no trânsito local, considerando-se realizar o trabalho durante a noite ou nos finais de semana. O objetivo é remover os dois primeiros corredores até o próximo domingo, sem necessidade de bloqueios no trânsito.

O terceiro e mais complexo corredor, que conecta a Avenida Castello Branco ao Túnel da Conceição no sentido interior-capital, está programado para desmontagem até o dia 17. Um desafio adicional é que os caminhões usados para retirar pedras e asfaltos estão atualmente empregados na limpeza da cidade, o que poderia impactar o recolhimento de móveis descartados pela população.

Durante a construção do primeiro corredor, a prefeitura utilizou 80 máquinas em um esforço contínuo de 31 horas, resultando na duplicação da pista dias depois para acomodar mais veículos.

Além das demolições, a prefeitura também planeja a reconstrução de uma passarela que conecta os dois lados da Rua da Conceição, demolida anteriormente para facilitar o trânsito de caminhões.