Foto: Divulgação/PRF
Cruzeiro do Sul enfrenta uma nova evacuação desde ontem (13), devido ao alto risco de desmoronamento no centro da cidade. A decisão foi tomada após a análise do relatório técnico da Magma Geologia e Meio Ambiente, contratada para monitorar a segurança da área. Segundo o documento, a previsão de chuvas intensas, que podem ultrapassar 150 mm entre 14 e 20 de junho, justifica a medida preventiva.
O alerta foi formalizado pelo geólogo Leandro Petry, diretor da empresa, que entregou o parecer técnico ao governo municipal. Conforme o relatório, os moradores poderão retornar às suas casas 24 horas após o término das chuvas, desde que uma nova avaliação geotécnica confirme a segurança do local.
Essa região já havia sido evacuada no dia 23 de maio, quando um estudo da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado indicou um risco iminente, resultando na retirada emergencial de 65 famílias, totalizando cerca de 300 pessoas. O retorno temporário foi permitido no dia 31 de maio, após a estabilização temporária da situação.