Foto: Divulgação/@CEIC_POA
O Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da UFRGS emitiu um alerta nesta quarta-feira (26) sobre a possibilidade do nível do Guaíba ultrapassar a cota de inundação neste final de semana, após recentes chuvas e condições climáticas adversas.
Rodrigo Paiva, hidrólogo do IPH e um dos responsáveis pelos boletins, explicou que a situação é resultado do aumento nos níveis dos rios que deságuam no Guaíba, exacerbados pelas chuvas do último fim de semana. Além disso, o vento sul tem causado represamento das águas, elevando o risco de inundação.
“A evolução depende das previsões meteorológicas para os próximos dias, incluindo a quantidade de chuva esperada e as oscilações causadas pelos ventos,” destacou Paiva.
Atualmente, a cota de alerta, medida pela régua na Usina do Gasômetro, é de 3,15 metros, enquanto a cota de inundação é de 3,60 metros. Recentemente, o nível do Guaíba foi observado a subir devido às chuvas contínuas, aliadas ao efeito do vento sul, segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA), já ultrapassando a cota de alerta.
O boletim do IPH prevê tempo chuvoso para os próximos 10 dias, com expectativa de precipitações mais intensas na região Norte do estado, podendo acumular até 100 mm neste período. Também está previsto vento forte na direção sul entre sexta-feira (28) e sábado (29), o que pode influenciar o comportamento das águas.