Foto: Mauricio Toretto/Secom
O Guaíba registrou nesta sexta-feira (7) um nível de 3,12 metros na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, marcando a primeira vez que o rio está abaixo da cota de alerta recentemente ajustada para 3,15 metros. Este é um sinal significativo de melhora desde maio, quando o rio atingiu 5,35 metros devido a enchentes severas.
A medição, realizada às 9h pela régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Águas (ANA), indica que o Guaíba também está mais distante da cota de inundação, que é de 3,60 metros.
De acordo com a MetSul Meteorologia, uma grande massa de ar quente está prevista para dominar uma vasta área da América do Sul até pelo menos a metade do mês, prometendo um clima muito mais quente que o habitual para junho.
Embora o nível das águas tenha diminuído, muitos desafios permanecem. Muitos moradores de Porto Alegre ainda se encontram em abrigos, lidando com as consequências das inundações, enquanto as operações de limpeza continuam a ser uma prioridade na capital gaúcha.