Foto: Reprodução/Inmet
O Rio Grande do Sul se prepara para uma quarta-feira (25) com aumento significativo de instabilidades climáticas, especialmente nas regiões Noroeste, Norte, Serra e Vales. Há risco de temporais pontuais nestas áreas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta para chuvas intensas e tempestades que podem afetar principalmente as regiões Serrana, Noroeste, Nordeste e a área Metropolitana de Porto Alegre. As previsões incluem chuvas de 20 a 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes que podem variar entre 40 a 60 km/h, e possibilidade de granizo.
A causa dessas condições meteorológicas é a formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa da Região Sul do Brasil. A frente fria associada a esse sistema deve intensificar as chuvas e tempestades nas áreas mencionadas.
Para Porto Alegre, as chuvas devem ser moderadas a fortes em intervalos durante o dia. Enquanto isso, nas regiões Central e Sul do estado, a expectativa é de apenas garoa. Já nas áreas da Campanha, Oeste e Missões, o tempo deve se manter seco, embora com céu predominantemente nublado.