Foto: Divulgação/Polícia Civil
Na madrugada de quarta-feira (12), um homem buscando emprego em um posto de combustíveis às margens da BR-116 em Dois Irmãos, Rio Grande do Sul, revelou ser Israel Gonçalves, de 47 anos, desaparecido há 14 anos de sua cidade natal, Brotas, no interior de São Paulo.
Gonçalves, que demonstrava confusão mental e não possuía documentos, saiu de casa procurando trabalho e alegou ter experiência com mecânica.
Os funcionários do posto levaram-no até a Delegacia de Polícia Civil local. Ao inserir o nome de Gonçalves no sistema, a polícia descobriu que ele estava registrado como desaparecido desde 2010. O delegado Felipe Borba informou que após contato com a delegacia de Brotas, um irmão de Gonçalves confirmou sua identidade e seu longo desaparecimento.
A história de Gonçalves é marcada por perda de memória e desorientação, acreditando inclusive que tinha 54 anos, ao invés dos 47, que realmente tem. Fato que lhe trouxe um raro momento de alegria durante essa fase tumultuada.
Ele especulou que veio a pé de São Paulo até o Rio Grande do Sul, movido pelo desejo de encontrar trabalho e não retornar para casa sem recursos.
Após ser atendido na delegacia, Gonçalves foi encaminhado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Dois Irmãos, onde recebeu apoio e um bilhete de ônibus de volta para São Paulo. Ele partiu na quinta-feira (13), com a família devidamente avisada para recebê-lo.