Foto: Reprodução
Uma poderosa massa de ar frio de origem polar está prestes a causar um intenso declínio nas temperaturas em várias regiões do Brasil neste fim de semana. Segundo a MetSul Meteorologia, esse resfriamento afetará centenas de cidades do Sul do país, além de outras regiões do país.
Esse cenário climático atual segue um padrão observado no outono e no início deste inverno na América do Sul, com temperaturas excepcionalmente altas em áreas do Brasil e do Norte da Argentina, contrastando com temperaturas muito baixas no Sul da Argentina e no Chile. Este padrão resultou em um outono mais frio que o normal no extremo sul do continente e em quantidades de neve acima do usual.
Nas últimas semanas, temperaturas extremamente baixas foram registradas na Patagônia argentina e no extremo sul do Chile, com mínimas diárias entre -10ºC e -15ºC. Hoje, a temperatura em Calafate, Sul da Argentina, atingiu -13ºC. Com a movimentação de áreas de baixa pressão no Atlântico Sul, o ar gelado está sendo direcionado para o norte, alcançando latitudes médias e adentrando o território brasileiro.
No RS, o frio já é uma realidade, com temperaturas mínimas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, como 1,6ºC em Quaraí e 2,0ºC em Ausentes, no Rio Grande do Sul.
Por exemplo, as mínimas podem atingir entre -7ºC e -8ºC nos Campos de Cima da Serra e variar entre -3ºC e 0ºC na maioria das localidades da Serra Gaúcha. Em Porto Alegre e sua região metropolitana, as temperaturas mínimas podem oscilar entre 3ºC e 4ºC no domingo, podendo chegar a 0ºC ou até mesmo -1ºC em alguns bairros.