Reprodução/Instagram
Na tarde desta sexta-feira, 14, Matteus Amaral, ex-participante do Big Brother Brasil 24, utilizou sua conta oficial no Instagram para abordar a controvérsia em que se viu envolvido recentemente. Uma nota do Instituto Federal Farroupilha sugeriu que Matteus teria se beneficiado indevidamente do sistema de cotas raciais ao ingressar na faculdade em 2014, alegando ser preto, condição que não corresponde à sua realidade.
Em uma série de stories, Matteus explicou que a inscrição no curso de Engenharia Agrícola foi efetuada por uma terceira pessoa, que selecionou a modalidade de cota racial sem seu conhecimento ou consentimento. “Entendo a importância fundamental das políticas de cotas no Brasil. Por isso, lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado beneficiar-me indevidamente dessa política, o que nunca foi minha intenção”, declarou.
Ele expressou profundo arrependimento por eventuais transtornos causados e reafirmou seu compromisso em ser um defensor ativo da igualdade racial e social. Amaral concluiu pedindo desculpas por quaisquer mal-entendidos e agradeceu a oportunidade de esclarecer os fatos.