Foto: Gustavo Garbino/ PMPA
Uma equipe de especialistas em gestão de desastres da Holanda chega ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (5), com o objetivo de avaliar os recentes danos causados pelas inundações em Porto Alegre. A visita técnica foi organizada a pedido do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) da capital gaúcha.
Os profissionais fazem parte do programa de Redução de Risco de Desastres (Disaster Risk Reduction – DRRS), sediado em Haia e ligado à Agência Empresarial Holandesa (Netherlands Enterprise Agency – RVO). Esse programa se dedica à prevenção e diminuição dos impactos de catástrofes relacionadas a eventos hídricos e climáticos globalmente, trabalhando para aumentar a resiliência das regiões e populações afetadas.
Durante a estadia, os especialistas realizarão um levantamento detalhado e diagnóstico das consequências das enchentes e proporão estratégias de intervenção. A programação em Porto Alegre também prevê reuniões com representantes da Prefeitura e do Governo Estadual.
A coordenação das atividades no Brasil está a cargo da Rede Diplomática e Econômica Holandesa no Brasil, envolvendo a Embaixada, o Consulado Geral de São Paulo e o Escritório Holandês de Negócios na Região Sul do Brasil (NBSO Porto Alegre).
Os Países Baixos são mundialmente conhecidos por sua excelência em engenharia hidráulica e inovações no manejo de recursos hídricos. A expertise holandesa é crucial para a segurança hídrica do país, conhecido por ter grande parte de seu território situado abaixo do nível do mar, o que exige soluções inovadoras e eficazes em gestão de água e prevenção de inundações.