Foto: Agência Brasil
A MetSul Meteorologia anunciou a chegada de duas massas de ar frio ao Sul do Brasil, com a segunda prometendo ser a mais intensa de 2024 até agora. A primeira frente fria já começou a afetar o estado neste domingo (23), trazendo instabilidade em parte do Rio Grande do Sul. Esta massa de ar frio será seguida por uma segunda onda mais forte e de origem polar, esperada para o final da semana.
A primeira massa de ar não será muito intensa e está trazendo temperaturas mais baixas nesta segunda-feira (24), especialmente na fronteira com o Uruguai e na Região Sul. No entanto, essa frente fria não manterá o tempo frio por muitos dias, com a chuva retornando ao estado na metade da semana. Na quarta-feira (26), a formação de um ciclone, que se moverá para o oceano, trará chuvas e trovoadas, mas sem riscos maiores para o continente.
A partir de sexta-feira (28), a segunda massa de ar frio, esta de forte intensidade e acompanhada de uma frente fria, avançará sobre o Sul do Brasil, afetando principalmente o RS e partes de Santa Catarina. Essa onda de frio promete derrubar as temperaturas no próximo fim de semana, com as madrugadas de domingo (30) e segunda-feira (1/7) projetadas para registrar as menores temperaturas do ano, inclusive com possíveis marcas abaixo de zero em várias localidades e formação de geada em muitos municípios.