Foto: Divulgação/FGF
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou nesta quinta-feira (27) detalhes sobre a Copa FGF, que neste ano irá homenagear o ex-jogador e ex-técnico Mario Jorge Lobo Zagallo. O que chamou a atenção entre as 11 equipes confirmadas é a ausência de times da cidade de Pelotas. Assim como nos anos anteriores, o campeão da copa de segundo semestre conquista uma vaga na Copa do Brasil de 2025.
A competição tem início previsto para o dia 14 de agosto, com final em 8 de dezembro. As equipes foram divididas em duas chaves: Grupo A, com Internacional, Juventude, Passo Fundo, Gaúcho e Ypiranga, e Grupo B com Grêmio, Novo Hamburgo, Aimoré, São José, Inter-SM e São Paulo-RG.
O Bairrista contatou os clubes pelotenses em busca de um posicionamento sobre a ausência na competição. Veja o que dizem:
Pelo lado do Pelotas, o clube alegou foco total na disputa do Gauchão A2, que deve ter sua final no início de agosto, além do aspecto financeiro, uma vez que não há “nenhum tipo de ajuda por parte da FGF”. O Lobo marcou presença em 15 disputas, sendo figurinha carimbada nos últimos anos, deixando de participar somente em 2020.
Por outro lado, o Brasil não se pronunciou sobre o assunto. Atualmente, o Xavante disputa a Série D do Brasileirão, que terá sua primeira fase se encerrando na primeira semana de julho e a final prevista para o final de setembro. Vale ressaltar que o rubro-negro não conquistou vaga na Copa do Brasil 2025 através do Campeonato Gaúcho. A última vez que o clube participou da competição de segundo semestre foi em 2014.
Por fim, o Farroupilha também afirmou que não tem um posicionamento. O Fantasma será o último clube da cidade a entrar em campo, uma vez que o Gauchão Série B está previsto para o período de setembro a novembro.