Foto: Divulgação/Fraport
Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre, alertou sobre a possível devolução da concessão à Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) caso o governo federal não disponibilize recursos para a reconstrução do aeroporto.
A declaração ocorreu durante uma reunião com deputados estaduais e federais do Rio Grande do Sul, realizada na última segunda-feira.
Em resposta a uma pergunta da deputada federal e pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário (PT), sobre o papel da Fraport após o eventual aporte de recursos federais, Andreea Pal enfatizou: “Ou nos focamos em burocracia ou em construir aeroportos; fazer as duas coisas é inviável. Se não recebermos apoio financeiro, nossa única opção pode ser devolver a concessão.“
A assessoria da Fraport esclareceu que as palavras de Andreea foram ditas em um contexto específico e que não representam um desejo isolado da empresa, ressaltando que os esforços de recuperação do aeroporto continuam em ritmo acelerado. Atualmente, as operações do Salgado Filho estão suspensas por tempo indeterminado, aguardando os resultados dos diagnósticos para uma possível data de reabertura.
Além disso, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (OAB-RS), liderada por Leonardo Lamachia, anunciou a realização de uma audiência pública na próxima segunda-feira para discutir a retomada das atividades do aeroporto.
“A situação de isolamento do estado é inaceitável, e uma resolução para a questão do transporte aéreo é crucial para o processo de recuperação econômica e social do Rio Grande do Sul”, declarou Lamachia, que também esteve presente na visita ao aeroporto.