Centro de Sismologia da USP registra terremoto de magnitude 2.5 em Pelotas

Foto: Janine Tomberg/ASCOM

Um estrondo seguido por um tremor de terra foi sentido em Pelotas no final da tarde de ontem (27), sendo sentido e relatado por moradores de diversos bairros. Assim como noticiado pelo O Bairrista na manhã desta sexta-feira (28), as autoridades seguem investigando, entretanto, uma nota divulgada pela Coordenadoria Regional de Proteção e a Defesa Civil afirma que a principal hipótese é que um terremoto tenha atingido o município.

Segundo a nota divulgada, o Corpo Cientifico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), segmento que vem apoiando a Defesa Civil do Estado, afirma que as 20:40 UTC, horário que corresponde as 17h30min em Pelotas, foi registrado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) um terremoto de magnitude 2.5 na Escala Richter no município.

Ocorre que há diferença por ocasião de tempo coordenado global em aproximadamente 3h, coincidindo com as 17:40h, horário da percepção em Pelotas“, afirma o comunicado. “Diante da circunstância, a Defesa Civil do Estado continuará trabalhando em conjunto com a UFPel no intuito de esclarecer os fatos, onde informar-se-á maiores detalhes oportunamente“, finaliza.

De acordo com especialistas da UFPel, 16 tremores de pequena magnitude, como o desta quinta, já foram registrados desde 2015 na região sul do Estado. O maior tremor foi registrado na cidade de Mostardas, quando a magnitude chegou a 3.7. Segundo o Centro de Sismologia, a maioria dos tremores tem possuem causas naturais e se devem a grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre, sendo assim, as pessoas sentem a movimentação repentina em alguma falha ou fratura que escorrega com as pressões geológicas.

Tal informação, referente ao sismo, encontra-se publicizada no site https://moho.iag.usp.br/eq/latest.