Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A seleção brasileira começa sua caminhada rumo ao décimo título da Copa América nesta segunda-feira (24), enfrentando a Costa Rica às 22h (horário de Brasília), no SoFi Stadium, em Los Angeles.
Sob o comando de Dorival Júnior, o Brasil disputa seu primeiro jogo oficial, seguindo uma série de amistosos promissores na Europa, onde obteve uma vitória sobre a Inglaterra e um empate contra a Espanha em março, além de um triunfo sobre o México e um empate com os Estados Unidos em jogos preparatórios para a competição.
Desde o dia 30, a equipe se encontra nos Estados Unidos, onde realizou treinamentos em Orlando antes de seguir para Los Angeles, palco de sua estreia. Nas duas últimas edições da Copa América, a seleção brasileira alcançou a final, conquistando o título em 2019 contra o Peru e terminando como vice-campeã em 2021 após perder para a Argentina, ambos os jogos ocorrendo no Maracanã.
Com todos os jogadores disponíveis, Dorival Júnior promoveu ajustes em relação aos últimos amistosos. Na partida de estreia, a equipe será formada por Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; João Gomes, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vinicius Junior.
Já Gustavo Alfaro, que comandou o Equador no último Mundial, busca surpreender com a Costa Rica, repetindo o feito de 2014 quando a equipe avançou em primeiro lugar em um grupo com Itália, Inglaterra e Uruguai. Apesar de não contar mais com Keylor Navas e Daniel Ruiz, Joel Campbell, embora seja dúvida para o jogo devido a um desconforto recente, ainda faz parte do elenco.
A formação inicial provável da Costa Rica inclui Sequeira, Quiróz, Cascante, Vargas, Calvo, Mora; Galo, Aguilera, Zamora, Campbell (ou Ugalde), Contreras.