Foto: Mauricio Tonetto / Secom
Durante uma inspeção realizada nesta segunda-feira (3) no Aeroporto Salgado Filho, a Fraport Brasil, administradora do terminal, junto com autoridades, anunciou a previsão de reabertura do aeroporto para a segunda quinzena de dezembro. O ministro de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta, e a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, mencionaram que uma data mais precisa será estabelecida após a conclusão da análise da pista, prevista para julho.
Atualmente, estão sendo realizadas sondagens para avaliar o estado do asfalto e determinar as intervenções necessárias para sua recomposição. A Fraport também contratou uma empresa especializada para realizar a limpeza da pista, com os trabalhos já tendo começado nesta segunda.
Segundo o ministro Pimenta, a prioridade é avançar com os trabalhos de limpeza e sondagens de forma intensiva a partir desta semana, garantindo que o aeroporto possa retomar suas operações o mais breve possível, de forma segura. A possibilidade de uso de maquinário pesado no local só foi viável após a diminuição do nível da água, permitindo que o processo de limpeza interna com os lojistas também fosse iniciado.
Durante a vistoria, o deputado estadual Frederico Antunes, presidente da Frente Parlamentar da Aviação, destacou que os custos com equipamentos para as operações de recuperação podem alcançar R$ 45 milhões.