Foto: Divulgação/Lucas Stein
Lucas Stein Moraes, estudante de Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e líder do projeto Ressignificando Eletrônicos, juntamente com sua equipe, está oferecendo manutenção e reparos gratuitos para equipamentos eletrônicos danificados pela recente enchente em Viamão.
Inicialmente focado em reutilizar lixo eletrônico, o grupo adaptou suas atividades para responder à emergência causada pela enchente.
Giulia Neves Colombo, colega de Lucas e também líder do projeto, explicou para o jornal DG, que antes da enchente, a equipe trabalhava na criação de um amplificador de áudio a partir de uma fonte de computador. Com a chegada da enchente, no entanto, o foco mudou para o auxílio direto à comunidade, iniciando a limpeza e o conserto de aparelhos diretamente nas residências das vítimas.
Para solicitar esses serviços, os interessados devem preencher um formulário disponível no perfil do Instagram do projeto, onde também são compartilhadas dicas para a recuperação independente de aparelhos. Além disso, o grupo está preparando um manual detalhado de desmonte e manutenção de equipamentos domésticos, que será disponibilizado em breve.
Nos primeiros dez dias de atividade, o projeto ajudou cerca de 50 famílias a recuperar aparelhos como geladeiras, micro-ondas e máquinas de lavar, essenciais no cotidiano dessas pessoas. A equipe evita trabalhar com televisores por orientação dos professores, concentrando-se principalmente em eletrodomésticos maiores.
O projeto, que agora conta com 140 voluntários, incluindo professores, alunos e ex-alunos da Escola de Engenharia, além de técnicos, estabeleceu parcerias com várias empresas juniores da universidade e recebeu apoio do Núcleo de Empresas Junior de Porto Alegre (NEJ Poa).