Trensurb adia retomada de operações após incêndio na subestação São Luís

Foto: Reprodução

A Trensurb não vai poder retomar a operação dos trens na próxima segunda-feira (27) por conta de um incêndio na subestação São Luís, em Canoas, ocorrido na tarde de quinta-feira (23). A inspeção revelou a necessidade de substituir um equipamento e realizar reparos na rede de alta tensão, atrasando o cronograma da empresa.

Segundo o presidente da Trensurb, Fernando Marroni, o fogo danificou um dos três retificadores da estação. Este equipamento será substituído por um de reserva, mas antes de entrar em operação, o novo retificador precisa ser testado. Como os testes não podem ser realizados em dias de chuva, a companhia ainda não sabe quando será possível concluir esse processo.

“Nosso cronograma de voltar a operar na segunda-feira está adiado e comprometido, pois há 24 horas paramos os testes devido a este acidente… Se a chuva parar, iniciaremos os testes, seja de dia ou à noite. Agora precisamos de resiliência.”, afirmou o presidente.

Quando a operação emergencial for implementada, os trens funcionarão em via única entre as estações Novo Hamburgo e Unisinos e em via dupla entre Unisinos e Mathias Velho. A circulação de trens entre Canoas e Porto Alegre ainda não tem previsão de retorno.

O retificador é responsável por converter a corrente elétrica da concessionária de energia para a rede aérea da Trensurb, fornecendo a potência necessária para a tração dos trens. O equipamento queimado sofreu perda total e precisará ser substituído.